VIII Bienal do Livro de Pernambuco 2011

VIII Bienal do Livro de Pernambuco 2011

sábado, 28 de março de 2009

Sobre o livro didático de língua portuguesa

O livro didático de língua portuguesa ajuda ou atrapalha a prática do docente?

*Em que ajuda?

*Em que atrapalha?



DEIXE UM COMENTÁRIO DANDO SEU PONTO DE VISTA
E JUSTIFICANDO A SUA RESPOSTA.

GRATA, Evelyn Leite

8 comentários:

Unknown disse...

Segundo o professor de QuÍmica Jeo Gilberto, participante recentemente dessa enquete diz em conversa no msn que: "nao uso. acho que sao inuteis... pelo menos os que conheço achei que sao horriveis.E so complicam mais a cabeca do camarada, prefiro procurar outros metodos" [...]

Agora fica a pergunta: Será o livro didático um instrumento tao inutil assim? Ou falta recursos didaticos para utiliza-lo?

Evelyn Leite

Alê Sousa disse...

O que falta na verdade eh um acompanhamento e um estudo mostrando em que momento vc deve utilizar o livro didático ou mesmo o que se pode aproveitar dele!
Nenhum livro, por qualquer que seja seu conteúdo, sera um "instrumento inútil". Entao, cabe ao professor saber usa-lo!

Unknown disse...

Otimo comentário... Mas o que faz o professor quando o livro traz um conceito incoerente e tem que confronta-lo em sala de aula?

O aluno tem a dúvida: acredita no professor ou no livro?

E onde fica a funçao do livro quanto ao seu intrumento didático? Ele deveria servir de suporte, mas que tipo de suporte está sendo dado pelo livro? E pior, ele está servindo de suporte ou instrumento válido para ambos (aluno e professor)?

Vale refretir acerca disso.

Unknown disse...

CORREÇÃO
Refletir*
Instrumento*

Anônimo disse...

O livro didático ajuda o professor na medida em que serve como guia para este durante as suas aulas. Pode no entanto ser prejudicial ao se tornar o único instrumento de trabalho do docente na escola. O ponto de vista do (s) autor (es) do (s) livro (s), pode de certa forma limitar o campo de aprendizado do professor (caso este não saiba utilizar corretamente deste meio), e, consequentemente, fazer com que o aluno analise problemas utilizando artifícios restritos.

Anônimo disse...

com certeza não podemos dizer que ele seja inútil, a grande questão é inserí-lo na realidade do aluno, contextualizar. não podemos fazê-lo de único instrumento didático, ele pode servir de guia para as aulas, mas se for utilizado como uam fonte dos trabalhos do docente, torná-se inviável. portanto acredito que o maior problema está na escolha de qual livro didático vamos usar, o que queremos atingir ao escolhermos o livro A ou B, quais os pontos de vista dos autores, o livro mostra a realidade do lugar onve vc leciona? tudo depende da escolha a ser feita. não existe livro inútil, só existe professores/ docentes fazendo mal uso deles e escolhendo errado.
kenedy sousa

carla marilena disse...

como ja disseram ai não acho que os livros sejam inuteis...Basta saber trabalhar com eles e introduzi-lo de forma que não prejudique nem atrapalhe a aula.Pois existe professores que acham que so o livro serve,mais precisamos de complemento para melhorar o ensino.Poís nem todo livro se enquadra ao perfil de todos os alunos,então o professor tem fazer uso dele sim,mas trazendo tambem outras formas e outros meios de apredizado.



Carla Marilena

Anônimo disse...

O LIVRO DE DÁTICO TÊM SIDO APONTADO COMO GRANDE VILÃO DE ENSINO NO BRASIL. DIANTE DOS GRANDES PROBLEMAS EDUCACIONAIS, DOS PARÂMETRES CURRICULARES NACIONAIS E DOS BAIXO DESEMPENHO DOS ALUNOS EM TESTES PADRONIZADOS.MUITOS EDUCADORES APONTAM O LIVRO DEDÁTICO COMO GRANDE ÓBSTACULO A IMPEDIR MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NAS SALAS DE AULA. ALGUNS CHEGAM A AFIRMAR QUE ELE DEVE SER SIMPLESMENTE RETIRADO DO ALCANCE DO PROFESSOR PARA QUE AS MUDANÇAS POSSAM DE FATO OCORRER. . NESSE CASO EU ACHO QUE O LIVRO DE DÁTICO ATRAPALHA.NESSE CASO EU ACHO QUE O LIVRO DE DÁTICO ATRAPALHA.
Niedja Vieira...